Segunda-feira, 21 de março de 2022
Última Modificação: 21/03/2022 18:47:26 | Visualizada 113 vezes
Ouvir matéria
Ocorreu, na manhã desta segunda-feira (21/03), uma reunião entre a Secretaria Municipal da Saúde com o representante da 22ª Regional de Saúde, da Vigilância em Saúde, para discutir estratégias, em Manoel Ribas, no combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela dengue, febre amarela, chikunguya e zika vírus.
Durante o encontro, foi exposto a situação epidemiológica do município, sugestões para a realização de um trabalho focado de conscientização à população e também foi debatido com os presentes, o que se pode fazer em relação aos cuidados para evitar os focos da doença no município.
Foram confeccionadas e entregues também nas escolas, cartilhas com informações de combate e prevenção à dengue, visando levar maior conscientização por meio das crianças aos adultos, com histórias divertidas e lúdicas, de como cuidar melhor da casa e consequentemente da cidade.
O município vem intensificando o trabalho para coibir a proliferação do Aedes aegypti, incluindo a visita dos agentes de endemia nas residências para inspeção e eliminação de todo o material que acumula água e foi descartado pelos moradores.
Apesar de toda atuação do governo, a população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção, evitando o acúmulo de água parada em vasos, garrafas, pneus, entre outros recipientes, que podem se tornar criadouros do mosquito. É importante ainda que se procure a unidade de saúde mais próxima nos primeiros sintomas da dengue, tais como febre alta com dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e dor nas articulações.
Fonte: Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Manoel Ribas